segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Opinião: Espera por Mim (Se Eu Ficar #2)

Título Original: Where She Went (2011)
Autor: Gayle Forman
Tradução: Maria Georgina Segurado
ISBN: 9789722354080
Editora: Editorial Presença (2013)

Sinopse:

Passaram três anos desde que o amor de Adam ajudou Mia a recuperar após o trágico acidente que vitimou a sua família – e três anos desde que Mia decidiu afastá-lo da sua vida sem lhe dar explicações. Quando uma noite os seus caminhos se cruzam na cidade de Nova Iorque, ambos têm a oportunidade de se confrontar com os fantasmas do passado e de abrir o coração ao futuro.

Opinião:

Assim que terminei o livro Se Eu Ficar, tive de pegar em Espera Por Mim. Queria a resposta a muitas questões que me surgiram com o fim da leitura do primeiro volume de Gayle Forman, que terminou de uma forma abrupta. Depressa percebi que este livro seria diferente.

Em primeiro lugar, a primeira diferença para para o facto de este livro ser narrado na perspectiva de Adam. Ao início fiquei um pouco de pé atrás com esta escolha, afinal Adam tinha sido uma das personagens que menos me tinha cativado em Se Eu Ficar. Contudo, com o avançar da leitura, senti-me grata por a autora ter tomado esta opção. Finalmente entendi esta personagem e fiquei impressionada pela sua complexidade. O contraste entre o que ele transmite aos outros e quem realmente é é enorme e faz-nos pensar sobre se estamos a mostrar ao mundo a nossa verdadeira essência.

Adam é um ser atormentado apesar de ter conseguido alcançar o sucesso com que sempre sonhou. Este facto mostra-nos que o equilíbrio emocional é de maior importância para o nosso bem-estar e, assim, conseguirmos desfrutar de todo o mais que a vida nos oferece. Adam passou de uma das personagens que menos gostava para uma das que mais me cativa. Tudo porque ele se tornou mais humano e real ao meus olhos.

Se o primeiro volume tentava abordar o tema da morte, Espera por Mim mostra-nos o que é o luto e como é possível voltar a encontrar o equilíbrio e a felicidade. Desta vez, vemos como a dor afecta a vivência apesar do passar dos anos. Vemos como ela muda e molda personalidades, vemos como ela cria revolta contra quem menos esperamos. Algumas das decisões tomadas pelas personagens podem não ser as que mais nos agradam, mas fazem sentido quando as analisamos ao nível das emoções. Afinal, grande sofrimento pode levar à tomada de atitudes drásticas e estas podem dar origem a transformações e  recomeços.

Mia tornou-se em alguém diferente. Mais madura e misteriosa no meu ponto de vista. Ao início, nem parecia a adolescente que acompanhei numa das fases mais difíceis da sua vida. Gostei mais dela assim, mais mulher, decidida e enigmática. Também apreciei bastante o facto de a autora nos dar pequenos vislumbres de como foi para ela suportar os primeiros tempos após a saída do hospital. A forma como ela reagiu ao choque faz sentido, incomoda mas parece real.

O tipo de linguagem utilizada aproxima-se bastante da que foi dada a conhecer em Se Eu Ficar. Mais uma vez existe uma narrativa focada no apresentar de acontecimentos e em reflexões. Isto faz com que a leitura avance a um ritmo rápido. A autora consegue transmitir os sentimentos e emoções de Adam de um modo exemplar, o que nos leva a conter a respiração em momentos de maior tensão e a querer devorar as páginas até, finalmente, chegarmos ao fim.

Espera por Mim é o fechar de um capítulo para Mia e Adam. Estas duas personagens tornaram-se tão reais que facilmente acredito que ainda estão aí a viver as suas vidas. Que aquilo que li nas páginas de um livro foi apenas uma fase que viveram, uma fase que muito ensina sobre dor e sobre superação.

Gayle Forman escreveu livros dedicados a um público mais jovem, mas tenho a certeza que os mais maduros não vão conseguir ficar indiferentes a estas leituras. Tanto Se Eu Ficar como Espera por Mim cativam pela pureza dos sentimentos, pelas personagens que nos parecem reais, como pelos temas que nos afectam a todos. Livros que recomendo.

Outras opiniões a livros de Gayle Forman:
Se Eu Ficar (Se Eu Ficar #1)

Sem comentários: